Carregando Idioma...

A oração do Justo

A oração do Justo

“Jesus, porém, lhes respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá; e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.” Mateus 21.21-22

O que Jesus quis dizer com essas palavras? Sua intenção era mostrar aos discípulos que a oração do justo é poderosa, um ensinamento que Tiago também enfatiza em sua epístola:

“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” Tiago 5.16

Nossas orações não são palavras lançadas ao vento ou um desperdício de tempo. Pelo contrário, elas são um meio de desenvolvermos intimidade com Deus e cultivarmos um relacionamento profundo com o Criador.

Mesmo sendo onipotente (capaz de todas as coisas), onisciente (conhecedor de tudo) e onipresente (presente em todos os lugares), Deus escolheu, em sua soberania, nos envolver no conduzir da história. Desde o Éden, o propósito de Deus foi usar o homem como instrumento de sua vontade. Adão e Eva foram chamados a cuidar da criação, dar nome aos animais e multiplicar a terra.

Após o Éden, Deus continuou usando homens e mulheres como seus instrumentos. Profetas, sacerdotes, reis e até pessoas “comuns” que desempenharam papéis importantes na história da redenção.

E hoje Ele ainda nos chama a participar de sua obra, tanto por meio de nossas ações quanto de nossas orações. É por isso que a súplica do justo, feita com fé, pode realizar grandes coisas.

Nossa oração é capaz de mover montanhas! No entanto, isso só acontece quando ela vem de um coração cheio de fé, como Jesus destacou.


Mas como podemos desenvolver essa fé?

1. Olhe menos para a montanha e mais para Deus.

Os problemas que enfrentamos podem parecer imensos, mas para Deus, eles são pequenos, pois nada é impossível para Ele. Quando fixamos nosso olhar na dificuldade, tendemos a duvidar, pois nosso coração pecador nos inclina à incredulidade.

Entretanto, ao olhar para Deus, (para sua grandeza, poder e fidelidade), percebemos que Ele não vê barreiras, pois não existem barreiras que possam pará-lo. Sendo assim, mude o foco e lembre-se: Deus é maior do que qualquer montanha.

2. Caminhe com Deus.

A fé cresce à medida que caminhamos com o Senhor. Conhecer quem é Deus e lembrar do que Ele já fez por nós fortalece nossa confiança. Quanto mais intimidade temos com Ele, mais facilmente desenvolvemos uma fé firme e sólida.

3. Dê o primeiro passo.

Confie e avance. Transfira seu olhar da montanha para o Deus que move montanhas. Dê um passo à frente em dependência e obediência.

Seja como Josué e Calebe, que, em Números 13 e 14, confiaram no poder de Deus, enquanto os outros espias se intimidaram diante das dificuldades. Eles olharam para o tamanho do Deus a quem serviam, não para a grandeza do desafio à frente.

Com tal dependência e confiança suas orações terão poder para mover montanhas. Mas lembre-se: esse poder não vem de você, mas do Deus em quem você confia. Ele é quem decide se a montanha será removida ou se permanecerá no lugar, pois às vezes, aquilo que queremos tirar pode ser essencial para o nosso crescimento e edificação.

Portanto, mantenha o coração em plena dependência de Deus, confiando em sua sabedoria soberana e em seu amor por nós. A oração é um instrumento poderoso que Ele nos deu, e por meio dela somos chamados a participar de Sua obra. Precisamos orar com fé, pois nossas súplicas têm eficácia e podem realizar grandes coisas quando alinhadas à vontade de Deus. No entanto, devemos confiar que Ele está no controle e depender inteiramente de Sua perfeita sabedoria. Isso nos permite descansar e esperar com paciência, sabendo que tudo acontece para o nosso bem e para a glória do Seu nome. Confie no Deus que move montanhas e ore com a certeza de que Ele sempre faz o que é melhor para nós.


Hyasmin é casada com Isaias e mãe de Ester, Raquel e Pedro (por enquanto). Mora atualmente em Belo Horizonte, Minas Gerais, e é missionária pela Igreja Presbiteriana do Brasil. É produtora de conteúdo e redatora de materiais voltados para educação cristã. Formada em Teologia pela Faculdade Sul Americana e em Pedagogia pela Faculdade Mackenzie, é uma estudante apaixonada por teologia e educação clássica.


Leia outras publicações em nosso blog.

Outras publicações